Pelourinho ou picota são colunas de pedra colocadas em lugar público da cidade ou vila onde eram torturados e expostos criminosos. Tinham também direito de pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.
No Brasil
No Brasil também houve pelourinhos na época colonial, servindo como símbolos do poder público e lugar de castigo para criminosos e escravos rebeldes. Atualmente os únicos que existem são os de Paranaguá no Paraná, Alcântara, no Maranhão, e o de Mariana, em Minas Gerais, este último reconstruído em 1970. Existe um Pelourinho localizado na cidade de Rio Grande, RS. Esta localizado no centro historico da cidade, onde atualmente é o mercado de peixe.
Em Salvador
Dá-se o nome de "Pelourinho" ao centro histórico da cidade de Salvador, no estado da Bahia, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. O pelourinho da cidade esteve localizado em vários lugares, até sua remoção definitiva no século XIX. O último local de implantação do pelourinho foi um largo, ainda conhecido como Largo do Pelourinho devido a esse fato.
No hay comentarios:
Publicar un comentario