sábado, 4 de junio de 2011

Golpes de/na Capoeira

Os golpes de capoeira podem ser divididos em golpes de linha (FRONTALES) e golpes rodados (CIRCULARES), entretanto também podem ser divididos em golpes traumatizantes e desequilibrantes. Lembrando que os nomes dos golpes podem se alterar de região para região. Um mesmo golpe pode ter outro nome em outro lugar, ou um mesmo nome pode significar um golpe em um lugar e outro golpe diferente em outro lugar/região.

Golpes Traumatizantes

Os golpes traumatizantes são golpes ofensivos, golpes que podem causar danos ao adversário. Apesar de a maioria das vezes, em rodas ou treinamento o dano não é desejado, então o golpe fica apenas para incentivar a esquiva do adversário. (generan traumatismos)

Aramada, Arpão, Cotovelada, Chibata, Chapa, Chapa Giratoria, Galopante, Forquilha, Gancho, Martelo, Meia-Lua-de-Compasso, Meia-Lua de Frente, Ponteira, Vôo do morcego, Queixada, Rabo-de-arraia, Cabeçada, Martelo rodado, Martelo de Chão, Galopante, Joelhada, Chapéu de Couro, Godeme.

Golpes Deseqilibrantes

Os golpes desequilibrantes também são golpes ofensivos, mas geralmente não causam danos ao adversário. Só este cai no chão por causa do desequilíbrio. Geralmente são lindos de se ver quando são executados de maneira correta.

Abertura, Arrastão, Arrastão da negativa, Banda, Banda de costas, Bênção, Boca de Calça, Cabeçada, Crucifixo, Rastreira de mão, Rasteira, Tesoura, Tesoura de fente, Vingativa, Tombo da ladeira, Baianada, Relógio.

Golpes Mortais

Os que podemos chamar de golpes mortais são todos estes movimentos e mais alguns que por ventura apareçam, pois há uma infinidade de movimentos na capoeira. Para que um golpe destes seja mortal, basta que ele seja aplicado com maldade em pontos vitais ou mais sensíveis do corpo, como as têmporas, a nuca, o mediano da coluna vertebral, o estômago, os pulmões, o fígado e outros pontos do abdômem ou da cabeça.

Se mal aplicados, estes golpes ou qualquer outro golpe de capoeira poderá ser mortal ou deixar inválido o capoeirista desatento.

Exemplo de um golpe mortal é a PONTEIRA, que se for aplicada com maldade e força na altura do estômago, causa uma hemorragia imediata, sem muito o que se fazer para socorrer a vítima. Outro golpe que pode ser fatal e imediato é o MARTELO CINTURADO que acerta, na maioria das vezes, as costelas do adversário no rumo do baço.

Quando acontece um ataque destes, pouco há de se fazer. Geralmente a vítima morre no meio da roda ou até mesmo pode ser atirada para fora da roda, tendo além do traumatismo fatal no baço, fraturas múltiplas devido à queda.

Existe ainda uma outra maneira de se dividir em grupos os golpes da capoeira que nada mais são do que conjuntos de golpes que se assemelham e desta forma facilita o aprendizado.

Os golpes são:

DEFESAS: negativas, resistência, esquivas, cocorinha.

ATAQUES RODADOS: meia-lua, queixada, armada, meia-lua de compasso, meia-lua solta, chapéu de couro.

ATAQUES FRONTAIS: bênção, esporão, chapa, martelo, ponteira.

ATAQUES VOADORES:armada, queixada, meia-lua solta, martelo voador, vôo do morcego.

MOVIMENTAÇÕES: ginga, eu ia, rolê, fuga, troca, atravessa, meia volta, volta ao mundo.

GOLPES DE MÃO: galopante, godeme, asfixiante, cutilada, quebra-queixo, abafador.

ACROBACIAS:saudação, aú, duplo S, compasso, macaquinho, palhacinho, queda de rins, giro de cabeça, salto uno, salto duplo e triplo, salto mortal, eclipse, voador.

DESEQUILIBRANTES: rasteira, arrastão, chibata, vingativas, tesouradas, bandas.

ESPECIAIS: cabeçada, coice, batida de frente, carrinho de mão, trava de perna, boca de calça.

No hay comentarios:

Publicar un comentario